Blog

Vamos brincar?

Se divertir em família é um dos momentos mais agradáveis para adultos e crianças. Os pais precisam dedicar um tempo com qualidade e passar com os pequenos e, com um pouco de criatividade, é possível se divertir por horas sem sair de casa. Principalmente nos fins de semana e dias de folga, separe algumas brincadeiras para fazer com as crianças e permitir que a alegria e animação dos pequenos contagiem o ambiente.

Conheça 10 brincadeiras ideais para fazer em casa:

1. Complete o desenho: Muito divertido para brincar com os filhos e até com outras crianças junto, a brincadeira consiste em sentar em roda e fazer um desenho em conjunto. O primeiro faz um traço, passa a folha adiante para o próximo completar. Depois de passar pela roda – uma vez se for muitas pessoas e duas vezes se for poucas pessoas – quem começou a desenhar deve explicar o que é o desenho terminado.
2. Teatro de fantoches: Brincar com fantoches é muito divertido para crianças e adultos. Basta usar bonecos de pano confeccionados em casa ou comprar fantoches de verdade. Os adultos criam uma história para as crianças e depois a brincadeira se inverte: os pequenos terão que usar a criatividade para inventar uma nova história com os bonecos.
3. Imite o animal: A brincadeira consiste em lançar a pergunta “Qual animal você gostaria de ser? ”. A resposta deve ser elaborada através de gestos e os outros da roda devem adivinhar. Após as adivinhações, a criança deve explicar porque escolheu o animal e a brincadeira segue adiante.
4. Aniversário de bonecas (os): Ideal para toda a família, uma festa de aniversário de bonecas (os) pode ser muito divertido e trazer a diversão real de uma comemoração. Prepare doces e salgados e confeccione objetos decorativos na companhia das crianças. Após preparar o local, comemore com os pequenos o aniversário da boneca (o) preferida.
5. Desafio do Trava-língua: Reúna as crianças para desafiá-las a falar rapidamente trava-línguas. É possível encontrar várias frases difíceis através de pesquisa e fazer as crianças repetirem em voz alta. A brincadeira com certeza trará muitas risadas e diversão em família.
6. Brincadeira dos gestos: Divertido, simples e fácil de entender, a brincadeira funciona através de gestos que devem ser completados pelas crianças. O primeiro participante faz um gesto, o segundo imita e acrescenta outro, o próximo deve imitar os dois primeiros e fazer mais um gesto. Essa brincadeira também é divertida com palavras em categorias, como frutas ou animais.
7. Boliche com garrafas pet: Brincar de boliche em casa também é fácil e pode proporcionar horas de diversão para toda a família. Prepare o jogo com garrafas pet e um bolinha de tênis ou de meia, coloque as garrafas enfileiradas e desafie às crianças a derrubar tudo. É possível também fazer um placar.
8. Acampando na sala: Sair da rotina e entrar em clima de aventura pode ser muito divertido e emocionante para as crianças. Leve os colchões para a sala e faça cabanas de lençóis para acampar. Não esqueça de preparar um saudável lanchinho e escolher histórias para contar antes de dormir.
9. Brincando de rimas: Brincar de rimas exige criatividade e concentração, mas pode ser muito interessante para pais e filhos. Alguém inicia uma história com uma frase, o próximo da roda deve continuar o conto com uma frase que rime com a primeira e assim por diante. A história não precisa fazer sentido, mas é necessário que as frases rimem.
10. História com objetos: Outro jogo de criatividade e atenção, as crianças terão que pensar para criar histórias engraçadas. Os pequenos e os adultos devem sentar em roda e cada um escolhe três objetos para o participante ao lado. Cada pessoa precisa contar uma história usando o nome dos objetos em mãos e depois é só trocar os objetos para continuar brincando.

Scroll Up