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Textos e Números na Educação Infantil

Números e textos estão por toda parte – na TV, nos livros, nas placas, na tela do
computador e na calculadora – e, desde cedo, as crianças têm a oportunidade de formular ideias a respeito dessas informações. Pesquisas mostram que elas relacionam a escrita e os números com a língua falada e, assim, identificam regularidades que usam como apoio para seguir avançando. Por isso – e por não aprenderem de forma linear -, podem, por exemplo, escrever números antes de saber contar ou uma legenda sem conhecer as letras.

Cabe à Educação Infantil explorar esses conhecimentos e os questionamentos dos pequenos por meio de situações didáticas em que esse saber possa ser aprofundado. Na prática, isso significa planejar momentos de uso dos números e dos textos sempre que eles fizerem parte da rotina. No caso da escrita, as atividades com listas e textos memorizados podem ser ampliadas com propostas de reflexão sobre o sistema articuladas à produção de textos de diversos gêneros, como resenhas de livros. No campo dos números, o recomendado é usá-los e problematizá-los nas situações em que aparecem: por exemplo, o controle e a comparação de quantidades, dos materiais de sala, dos amigos presentes na aula.

O êxito desse tipo de proposta depende de intervenções constantes e conscientes. “É preciso estimular os pequenos a explicar o que fizeram, aceitar o que dizem sem dar a resposta correta logo de cara e propor contraexemplos”. A troca de ideias entre todos é outro ponto importante do processo. “Confrontar opiniões diferentes, num ambiente em que todos se sentem respeitados, é fundamental.

por Danielle Cypriano

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