Blog

Para adoçar sua vida… Que seja com o açúcar mais saudável.

O açúcar mascavo é o açúcar obtido da concentração do caldo-de-cana ao natural. Em sua produção não são utilizados aditivos químicos como os que são usados na clarificação e branqueamento para obtenção do açúcar refinado comum, conhecido como açúcar branco, então conserva as vitaminas e minerais da cana de açúcar, sendo considerado saudável.

O açúcar demerara passa por um refinamento leve e também não recebe aditivos químicos e conserva as vitaminas e minerais.

Tanto o mascavo como o demerara são menos processados e consequentemente, conservam alguns nutrientes, diferente do que acontece com o açúcar refinado que, após passar pelo processo de refinamento para ficar branco, perde todos os nutrientes. Por exemplo, em 100 gramas de um açúcar escuro, o mascavo, por exemplo, existem 85mg de cálcio, 29mg de magnésio, 22mg de fósforo e 346mg de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2mg de cada um desses nutrientes.

A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento.
Do ponto de vista calórico são praticamente iguais. Como o açúcar mascavo e o demerara tem grãos maiores, é preciso tomar cuidado ao adoçar com eles, pois se você não der tempo para ele se dissolver, ele vai adoçar menos e aí você vai querer pôr mais açúcar, ou seja, mais calorias.
O ideal é reduzirmos cada vez mais o consumo de açúcar e assim, saborear o alimento em seu paladar natural. Nas preparações como bolos, biscoitos, doces em geral, podemos optar pelo uso dos mais saudáveis como os citados acima. Porém, mesmo sendo melhores que o açúcar refinado, devemos usar com moderação.

por Ellen Prata – Nutricionista

Scroll Up