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O estímulo no processo ensino aprendizagem.

Através da ludicidade, com jogos e atividades que favoreçam para o amplo desenvolvimento do educando, desenvolvemos habilidades e competências, privilegiando também a interação e troca de experiências.

A escola como local privilegiado para as interações e estimulação, oportuniza a descoberta de novas experiências, através de estímulos e incentivos para a realização de atividades interdisciplinares e contextualizadas. Respeitando a individualidade e subjetividade do aluno.

Além dos jogos, são de suma importância para a estimulação da aprendizagem a dança, o teatro e a música, pois levam a criança a tomada de consciência do seu próprio corpo como um todo, favorecendo para o conhecimento de si mesmo.

A estimulação é importante para que a criança interaja com situações educativas diversas, não apenas uma única vez, ou seja, a estimulação para ocorrer deve ser diária e duradoura. É necessário paciência e tempo, pois todo processo de aprendizagem para ser concreto depende do tempo que cada indivíduo leva para armazenar o conhecimento novo e relacioná-lo com algo que ele já tenha concretizado em seu cérebro.

Entretanto, o ser humano passa por mudanças que não se referem à aprendizagem, mas a processos de maturação, tais como: aquisição da linguagem, engatinhar, andar ou até mudanças em decorrência de necessidades especiais.

Logo, a aprendizagem ocorre também pelas vivências do indivíduo. Podendo ser potencializada com estímulo e muito incentivo.

 

Eliana  Guimarães

 

 

O estímulo no processo ensino aprendizagem.

Através da ludicidade, com jogos e atividades que favoreçam para o amplo desenvolvimento do educando, desenvolvemos habilidades e competências, privilegiando também a interação e troca de experiências.

A escola como local privilegiado para as interações e estimulação, oportuniza a descoberta de novas experiências, através de estímulos e incentivos para a realização de atividades interdisciplinares e contextualizadas. Respeitando a individualidade e subjetividade do aluno.

Além dos jogos, são de suma importância para a estimulação da aprendizagem a dança, o teatro e a música, pois levam a criança a tomada de consciência do seu próprio corpo como um todo, favorecendo para o conhecimento de si mesmo.

A estimulação é importante para que a criança interaja com situações educativas diversas, não apenas uma única vez, ou seja, a estimulação para ocorrer deve ser diária e duradoura. É necessário paciência e tempo, pois todo processo de aprendizagem para ser concreto depende do tempo que cada indivíduo leva para armazenar o conhecimento novo e relacioná-lo com algo que ele já tenha concretizado em seu cérebro.

Entretanto, o ser humano passa por mudanças que não se referem à aprendizagem, mas a processos de maturação, tais como: aquisição da linguagem, engatinhar, andar ou até mudanças em decorrência de necessidades especiais.

Logo, a aprendizagem ocorre também pelas vivências do indivíduo. Podendo ser potencializada com estímulo e muito incentivo.

 

Eliana  Guimarães

 

 

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