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NUTRIENTES ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Há alguns nutrientes que são fundamentais para o crescimento e bom desenvolvimento das crianças. Os mesmos as vezes nem são conhecidos, mas merecem atenção e devem estar presentes na rotina da alimentação.

Vamos conhecê-los?

  • Vitamina A – nutriente super importante desde a gestação até a idade adulta, pois está diretamente ligada ao crescimento, a saúde dos olhos e ao sistema imune. Alimentos ricos em vitamina A: abóbora, cenoura, vegetais verde-escuros (brócolis, couve, folha da couve-flor, salsinha).
  • Vitamina D + Cálcio – são dois nutrientes muito importantes para o desenvolvimento infantil, principalmente para a saúde óssea (desde a formação quanto para a manutenção dos ossos). A vitamina D age como um hormônio no nosso organismo e ajuda na absorção do cálcio, por isso devem “andar juntinhas”. O cálcio é encontrado no leite e derivados, além dos vegetais verdes escuro. Também encontramos cálcio no gergelim e nas amêndoas. Já a vitamina D encontra-se nos banhos de sol ( 15 minutos 3x na semana nos horários adequados) e nos alimentos, está presente na manteiga, gema do ovo e salmão.
  • Zinco – é importante pois atua na produção de neurotransmissores e na sua interação com os receptores do sistema nervoso. Logo, é super importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. É encontrado em frutos do mar, ovos, carnes e grãos integrais.
  • Ferro – tem papel fundamental na oxigenação dos órgãos, especialmente do cérebro. As carnes vermelhas e brancas são alimentos ricos em ferro heme, facilmente absorvido pelo organismo. Os grãos como feijão, lentilha e ervilha são ricos em ferro não heme, ou seja, precisam ser conduzidos pela vitamina C para serem melhor absorvidos.

Por isso, uma alimentação saudável e equilibrada é de suma importância para o bom desenvolvimento infantil.

NUTRIENTES ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Há alguns nutrientes que são fundamentais para o crescimento e bom desenvolvimento das crianças. Os mesmos as vezes nem são conhecidos, mas merecem atenção e devem estar presentes na rotina da alimentação.

Vamos conhecê-los?

  • Vitamina A – nutriente super importante desde a gestação até a idade adulta, pois está diretamente ligada ao crescimento, a saúde dos olhos e ao sistema imune. Alimentos ricos em vitamina A: abóbora, cenoura, vegetais verde-escuros (brócolis, couve, folha da couve-flor, salsinha).
  • Vitamina D + Cálcio – são dois nutrientes muito importantes para o desenvolvimento infantil, principalmente para a saúde óssea (desde a formação quanto para a manutenção dos ossos). A vitamina D age como um hormônio no nosso organismo e ajuda na absorção do cálcio, por isso devem “andar juntinhas”. O cálcio é encontrado no leite e derivados, além dos vegetais verdes escuro. Também encontramos cálcio no gergelim e nas amêndoas. Já a vitamina D encontra-se nos banhos de sol ( 15 minutos 3x na semana nos horários adequados) e nos alimentos, está presente na manteiga, gema do ovo e salmão.
  • Zinco – é importante pois atua na produção de neurotransmissores e na sua interação com os receptores do sistema nervoso. Logo, é super importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. É encontrado em frutos do mar, ovos, carnes e grãos integrais.
  • Ferro – tem papel fundamental na oxigenação dos órgãos, especialmente do cérebro. As carnes vermelhas e brancas são alimentos ricos em ferro heme, facilmente absorvido pelo organismo. Os grãos como feijão, lentilha e ervilha são ricos em ferro não heme, ou seja, precisam ser conduzidos pela vitamina C para serem melhor absorvidos.

Por isso, uma alimentação saudável e equilibrada é de suma importância para o bom desenvolvimento infantil.

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