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Letramento e alfabetização na Educação Infantil

A alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola,
onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da escrita.
Entende-se por alfabetização o processo pelo qual se adquire o domínio de um sistema
linguístico e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio das
ferramentas e o conjunto de técnicas necessárias para exercer a arte e a ciência da escrita e da leitura.

Hoje, tão importante quanto conhecer o funcionamento do sistema de escrita é poder se
engajar em práticas sociais letradas. Assim, enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever.
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A expressão letramento apareceu ao lado da alfabetização por se considerar o domínio
mecânico da leitura e da escrita insuficiente na sociedade atual. Tornou-se objetivo da escola introduzir os alunos nas práticas sociais de leitura e escrita, pois deixou de ser satisfatório em sua formação o desenvolvimento específico da habilidade de codificar e decodificar a escrita.

Para tal, é necessário mais do que apresentar para os alunos as letras e sua relação com os sons, as palavras e as frases. É preciso trabalhar com textos reais estimulando a leitura e a escrita dos diversos gêneros textuais para que aprendam a diferenciá-los e a perceber a funcionalidade de cada um dos textos (para que eles servem) e as diversas finalidades da leitura e da escrita (para que lemos e escrevemos).

Dessa forma, percebemos que alfabetizar e letrar são duas tarefas a serem desenvolvidas concomitantemente nas classes de alfabetização.
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Na Educação Infantil, as crianças recebem informações sobre a escrita quando brincam com a sonoridade das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos; quando rimam palavras, manuseiam material escrito, como revistas, livros, gibis e o educador lê para seu grupo e serve de escriba na produção de textos coletivos.

A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimizar diferenças socioculturais. Para que as crianças aprendam a ler e a escrever, é preciso que participem de atos de leitura e escrita desde o início da escolarização.

Se a Educação Infantil cumprir seu papel, envolvendo os pequenos em atividades que os
façam pensar e compreender a escrita, no final dessa etapa eles estarão naturalmente
alfabetizados ou aptos a dar passos mais ousados em seus papéis de leitores e escritores.

por Danielle Cypriano

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