Blog

Festa Junina e alimentação saudável

O São João é época de forró, quadrilhas, fogueira e comidinhas especiais. Mas alguns cuidados com a alimentação nestes eventos são fundamentais, não só a preocupação com as calorias, mas também com a higiene dos aimentos – desta forma evitaremos contratempos no dia seguinte. Geralmente as festividades juninas, são comemorações para toda a família. Logo é importante observarmos as condições de higiene e limpeza do local, principalmente pelas crianças que ainda estão com a imunidade e organismo em desenvolvimento. O acondicionamento dos alimentos deve ser feito em geladeira, freezer, balcão térmico, rechauds ou até mesmo em temperatura ambiente, no caso de bolos e doces. Mas temos sempre que observar a aparência, cheiro e sabor, antes de oferecer às crianças. O ideal é que tenham etiqueta de validade, mas nestas comemorações isto raramente acontece. Então, cabe o bom senso, por exemplo: canjica e pamonha devem ser consumidas no mesmo dia do preparo, alimentos fritos devem ser evitados, pois não sabemos as condições do óleo em que a fritura está sendo feita.

Pensando nisso, cabem algumas dicas para que o São João seja realmente uma festa. Ofereça os alimentos assados ou cozidos da forma mais natural possível – milho em espiga, aipim, batata doce, pinhão. Canjica – substitua o açúcar branco e o leite condensado pelo açúcar mascavo, o coco ralado industrializado pelo coco ralado “in natura”. Vinho quente – substitua o vinho por suco de uva integral, adicione açúcar mascavo, cravo e canela (fica delicioso!). Arroz doce – substitua o arroz branco pelo integral, o açúcar branco pelo mascavo e o leite integral pelo desnatado. Bolos – dê preferência aos de milho, fubá, tapioca(evite tortas elaboradas com glacês e excesso de açúcar branco. Salsichão – não deve ser oferecido às crianças, pois é um embutido rico em gordura e sódio, além de não acrescentar nenhum valor nutricional à alimentação das crianças.

Mas é claro que esta época do ano é um período ótimo para ser aproveitado por adultos e crianças. As festas típicas do nosso país devem ser valorizadas pois perpetuam nossa cultura e ajudam na formação dos nossos pequenos.

FESTAS JUNINAS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Elaborado por Ellen Maurat Prata – Nutricionista CRN 05101344

Scroll Up