Blog

Desenvolvimento Infantil – O que esperar dos 4 anos

O desenvolvimento infantil é um processo vivido pela criança desde seu nascimento até os seis anos de idade, que engloba aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos.
Conforme as idades, o seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional e social permitem à criança conquistar determinadas metas que são normais e esperadas. Quando as crianças têm quatro anos elas dão um salto qualitativo no desenvolvimento e começam a entender as coisas de forma diferente. Todo aprendizado é interessante para as crianças de 4 anos, e por este motivo é a idade maravilhosa para poder cultivar bons hábitos de leitura assim como qualquer bom hábito relacionado com a saúde ou o bem-estar (escovar os dentes, vestir-se sozinho, etc.).
Ainda que as crianças tenham 4 anos a gente deve recordar que cada um tem o seu próprio ritmo e que é muito importante levar em conta que as comparações com outros avanços de outras crianças na mesma idade não é um modelo a seguir para os filhos. Ainda assim existem alguns aprendizados que são gerais para esta idade.
Marcos do desenvolvimento de uma criança de quatro anos:
→ Nesta idade a criança tem um maior autocontrole e curiosidade pelo mundo que a rodeia. Suas brincadeiras são mais complexas e imaginativas e ela gosta de experimentar coisas novas.
→ Quer ser mais autossuficiente e gosta de ser responsável e tomar decisões na sua vida.
→ Na linguagem começa a ter um grande avanço. Começa a se comunicar com orações simples e compostas, com poucos erros e ampliam o seu vocabulário diariamente.
→ A criança é capaz de iniciar conversas sem trocar de tema em suas áreas de interesse.
→ Pode compreender várias instruções com coisas que possam ver.

→ Compartilha experiências pessoais sem que o adulto deva insistir-lhe que o faça. É a idade ideal para continuar estimulando a confiança mediante o diálogo.
→ Começa a construir seus conhecimentos na língua escrita. Quer saber o que são as palavras e o que dizem. Muitas crianças nessa idade entenderão que as letras representam sons que formam palavras e poderão começar a associar alguns sons com suas letras.
→ Quanto à escrita será capaz de escrever algumas letras e saber que a escrita vai da direita para a esquerda e de cima para baixo.
→ Terá uma maior capacidade de aprendizado matemático com um bom raciocínio lógico para os problemas cotidianos. Pode contar até dez e reconhecer os números.
→ Ainda que não saiba dizer as horas será capaz de saber e reconhecer algumas formas geométricas, assim como os dias da semana, os meses e as estações.
→Tem uma melhora na sua motricidade grossa (caminhar, subir, pular, etc.) e na sua motricidade fina (poderão sustentar ferramentas de escrita).
→ Melhora a coordenação mão-olho, por isso poderá montar quebra-cabeças, brincar com brinquedos de peças pequenas (sabendo que não devem colocá-la na boca, etc.).
→ Aprende a se vestir e a tirar a roupa sem nenhum tipo de ajuda.
→ Começa a separar a realidade da fantasia.
→ Emocionalmente segue aprendendo a entender os próprios sentimentos e os dos demais e a se dar conta que outros podem reagir de forma diferente e começa a controlar as emoções mais intensas.

Texto adaptado por: Danielle Cypriano

Scroll Up