Blog

Contação de Histórias: A valorização do Mundo Faz de Conta

painting-1077863_640

Ouvir historinhas é a atividade preferida das crianças. Na contação de histórias a fantasia estimula a criatividade, abre as portas da imaginação e o elemento mágico da simbologia possibilita o imaginário a viajar em novos mundos.

Ao ouvir histórias com simbolismos, a criança traz para o seu mundo outras realidades, ela aprende com as experiências vividas pelos personagens dos contos, além de estimular a busca por outras histórias que possam servir de conhecimento expandir o vocabulário através do imaginário.
Entre os principais objetivos da contação de histórias para crianças está em aumentar o repertório de palavras, melhorar a alfabetização e estimular a curiosidade para conhecer novos mundos por meio da leitura.

Os tradicionais contadores são mais orais e não contam com o apoio de livros, nem o suporte das ilustrações, porém suas contações ganham simbolismos com o auxílio de objetos.
Nesse momento de faz de conta, as crianças podem imaginar que o tecido azul é um mar, que o seu movimento são as ondas; que uma flor delicada e bela é uma princesa ou que um pregador de roupas vira um animal com uma grande boca, como um jacaré.

O uso dos objetos é muito aceito pelas crianças por ser semelhante às brincadeiras infantis do “faz de conta” onde o jogo simbólico é valorizado.

A contação de histórias leva a criança a um grande mundo de faz de conta, onde tudo é permitido.

Texto adaptado por:Danielle Cypriano

Scroll Up