Blog

COMO ESTIMULAR A COMUNICAÇÃO E A LINGUAGEM?

A comunicação e a linguagem devem ser incentivadas desde o nascimento. Comunicar com os outros, abre o mundo do bebê a novas experiências e estímulos que o ajudarão a desenvolver uma personalidade curiosa, a observar e a refletir sobre o que o rodeia.
O papel dos pais é educar, motivar e ajudar o filho a adquirir modelos de linguagem corretos através de uma atitude positiva, de incentivo e de valorização do esforço da criança.

 

ESTRATÉGIAS QUE TRABALHAM AS COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA:
→ Falar com a criança e não para a criança.
→ Explorar os momentos em que a criança se mostra predisposta para falar, incentivando a troca de palavras e de ideias.
→ Falar devagar e estabelecer contato visual com a criança.
→ Estimular o desenvolvimento do pensamento, a estruturação da linguagem e a aquisição de vocabulário através do hábito da leitura, lendo para ou com a criança (mais tarde).
→ Elogiar as respostas e assumir uma atitude de interesse, motivação e entusiasmo pelas respostas e questões colocadas pela criança.
→ Fazer comentários sobre o discurso da criança e perguntas para esclarecer o raciocínio.
→ Acrescentar informação ao reformular o discurso da criança.
→ Usar uma linguagem correta, rica e diversificada e evitar expressões como “pepeta” em vez de “chupeta” ou “piu-piu” em vez de “pássaro”.
→ Usar palavras novas, explicando o seu significado através de exemplos acessíveis à criança.
→ Incentivar a aquisição de novo vocabulário cantando, lendo lengalengas ou fazendo rimas com a criança.
→ Fazer perguntas abertas (O que você fez hoje? O que foi o almoço? Onde você foi passear?). Este tipo de abordagem ajuda a criança a refletir sobre as suas ações e sobre as situações do dia-a-dia, produzindo memórias duradouras.
→ Descrever o que está fazendo no dia-a-dia, conversando e interagindo com a criança. Desta forma, aprende o nome e reconhece os objetos do quotidiano.
→ Investir em momentos que proporcionem tranquilidade e harmonia familiar e onde a criança se sinta incentivada em interagir e comunicar com o outro.
→ Dedicar tempo de qualidade em família, onde haja espaço para fazer atividades em conjunto e estimular o diálogo.

Scroll Up