Blog

Aqui você encontra o melhor conteúdo dos especialistas da Mary Poppins!

Fantasia e Realidade: A Mentira na Infância

De modo geral os pais resistem a aceitar que seu filho possa estar mentindo, ou, ao constatarem uma mentira, ficam confusos de como agir. De início devemos saber que crianças de até cinco anos de idade não separam tão claramente a fantasia da realidade, ou seja, uma motivação emocional - como um medo, uma vontade - pode fazê-la imaginar como real uma situação que não aconteceu ou, mais frequentemente, misturar num…

O Lúdico na Educação Infantil

Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social. De acordo com Vygotsky (1991), a brincadeira é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos essenciais para a construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se…

O Uso de Equipamentos Digitais e o Desenvolvimento Socioemocional da Criança

O uso de equipamentos digitais e o desenvolvimento socioemocional da criança A discussão sobre os efeitos do uso das novas tecnologias pelas crianças é vasta e complexa, e, há tanto quem ressalte benefícios quanto quem ressalte prejuízos. Entretanto, é fato que a cada dia cresce o número de crianças e adolescentes que são expostos cada vez mais cedo e em…

A influência dos aditivos alimentares na alimentação infantil

​​O primeiro relato de uso de aditivos alimentares na dieta humana não é recente. Consta na literatura que o sal é a substância mais antiga adicionada aos alimentos (carne e peixe) com o intuito de preservá-los. A necessidade crescente de alimentos disponíveis nas sociedades desenvolvidas não seria possível sem o processamento de alimentos em nível industrial e, consequentemente, sem o…

Letramento e alfabetização na Educação Infantil

A alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola, onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da escrita. Entende-se por alfabetização o processo pelo qual se adquire o domínio de um sistema linguístico e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio das ferramentas e o conjunto de…

Brinquedos e Brincadeiras

O brinquedo e o brincar faz parte da infância nas mais diversas culturas e desde os tempos mais remotos. É difícil conceber a infância sem brinquedos, companheiros fundamentais para o desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e social da criança. Quando crianças desprovidas de bens materiais usam com criatividade os recursos que o ambiente oferece e fazem a meia virar bola, a…

O Choro da Criança

Mesmo sabendo que faz parte da infância, o choro das crianças sempre nos afeta de algum modo: pode nos mobilizar, angustiar, preocupar, irritar. Nessa fase, essa é uma das principais formas de comunicação dos pequenos e está presente nos conflitos, na dor, no incômodo e até diante de necessidades fisiológicas. Por vezes, basta um lanche ou soninho para a irritação passar.…

Fantasia e Realidade: A Mentira na Infância

De modo geral os pais resistem a aceitar que seu filho possa estar mentindo, ou, ao constatarem uma mentira, ficam confusos de como agir. De início devemos saber que crianças de até cinco anos de idade não separam tão claramente a fantasia…

O Lúdico na Educação Infantil

Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social. De acordo com Vygotsky (1991), a brincadeira é entendida como atividade social da criança,…

O Uso de Equipamentos Digitais e o Desenvolvimento Socioemocional da Criança

O uso de equipamentos digitais e o desenvolvimento socioemocional da criança A discussão sobre os efeitos do uso das novas tecnologias pelas crianças é vasta e complexa, e, há tanto quem ressalte benefícios quanto quem ressalte prejuízos. Entretanto, é fato…

A influência dos aditivos alimentares na alimentação infantil

​​O primeiro relato de uso de aditivos alimentares na dieta humana não é recente. Consta na literatura que o sal é a substância mais antiga adicionada aos alimentos (carne e peixe) com o intuito de preservá-los. A necessidade crescente de…

Letramento e alfabetização na Educação Infantil

A alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola, onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da escrita. Entende-se por alfabetização o processo pelo qual se adquire o domínio de um sistema…

Brinquedos e Brincadeiras

O brinquedo e o brincar faz parte da infância nas mais diversas culturas e desde os tempos mais remotos. É difícil conceber a infância sem brinquedos, companheiros fundamentais para o desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e social da criança. Quando crianças…

O Choro da Criança

Mesmo sabendo que faz parte da infância, o choro das crianças sempre nos afeta de algum modo: pode nos mobilizar, angustiar, preocupar, irritar. Nessa fase, essa é uma das principais formas de comunicação dos pequenos e está presente nos conflitos, na…
Scroll Up