Blog

Aqui você encontra o melhor conteúdo dos especialistas da Mary Poppins!

Eu já sou grande!

Só somos adultos porque em algum momento fomos crianças! Entretanto nem sempre olhamos para trás com a devida consideração a essa condição. O bebê um ser totalmente depende do adulto para sobreviver, única especie de mamífero que não sobrevive ao ser deixada a própria sorte. Esse ser tão logo nasce sequer consegue equilibrar o peso da própria cabeça e em…

EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

A educação infantil deve formar através de um trabalho que possibilite as crianças,  a se tornarem aptas para viverem numa sociedade democrática e em constante mudança. Na escola diversificamos atividades, para o exercício de uma prática que colabore para a construção de competências e habilidades demandadas para o desenvolvimento da autonomia. Nesta perspectiva, são trabalhadas iniciativas planejadas para o currículo,…

DIFERENÇA ENTRE FÓRMULA INFANTIL, COMPOSTO LÁCTEO E LEITE EM PÓ

Quando um bebê nasce criamos várias expectativas em relação a sua alimentação. Uma delas é o leite materno, que quando possível deve ser oferecido exclusivamente e em livre demanda até o sexto mês de vida. Porém, nem sempre a mãe consegue amamentar seu bebê, seja por motivos de saúde ou por opção. Neste momento vem uma dúvida: O que oferecer…

Por que devemos ajudar as crianças a desenvolver limites?

Quando consultamos o dicionário, a palavra LIMITE é definida como “aquilo que determina os contornos de um domínio abstrato”. Definição é complexa, assim como a aplicação, afinal limite é aquilo que nossos filhos vão desenvolver ao longo da vida para saber até onde eles podem ir, o que podem e que não podem fazer. E quem começa todo esse trabalho…

Estresse Infantil

O que é? O stress é uma reação do organismo frente a situações muito difíceis, ou muito excitantes, que também pode ocorrer em crianças de qualquer idade. Ele pode se manifestar em crianças através de sintomas físicos ou psicológicos. Frequentemente os pais não conseguem reconhecer que seu filho está estressado. Crianças que não conseguem saber claramente o que estão sentindo…

Qual é o papel do Orientador Educacional?

Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos. Ao lado do professor, esse profissional zela pelo processo de…

A importância do brincar no desenvolvimento infantil

Encerrando o nosso tema gerador “brincadeira é coisa séria”, levantamos a reflexão sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança. Diversos estudos concordam com a convicção de Piaget: “brincar é o trabalho da infância”. As crianças investem entre 3% a 20% do seu tempo e de sua energia em brincadeiras e, após um período em que foram privadas da…

3 anos, uma idade muito especial!

Aos 3 anos, a criança poderá formar um pouco da sua identidade. Isso porque, é uma fase na qual ela aceita a diversidade e começa a viver – e aceitar – a convivência numa sociedade multicultural. Por isso, aproveite o momento para trazer uma educação livre de preconceitos, ensinando seu filho a respeitar as diferenças. Acompanhe também o que seu…

FORMAÇÃO DO HÁBITO ALIMENTAR – JUNHO

Uma alimentação variada e com alimentos de verdade deve fazer parte da rotina alimentar de qualquer um, ainda mais quando falamos das nossas crianças que se encontram em uma fase de formação de hábitos saudáveis ou não, e de um paladar cada vez mais exigente. As regras para adquirir o equilíbrio nas escolhas são: - Fique o mais longe possível…

Do desenvolvimento de linguagem a alfabetização

Aprender a falar é uma das conquistas mais importantes e mais visíveis nos anos iniciais da criança. Novas ferramentas de linguagem significam novas oportunidades para a compreensão social, para aprender a respeito do mundo, para compartilhar experiências, prazeres e necessidades. Posteriormente as crianças dão mais um enorme passo do desenvolvimento da linguagem ao aprender a ler. Embora sejam diferentes, esses…

Desenvolvimento Infantil – O que esperar dos 4 anos

O desenvolvimento infantil é um processo vivido pela criança desde seu nascimento até os seis anos de idade, que engloba aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Conforme as idades, o seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional e social permitem à criança conquistar determinadas metas que são normais e esperadas. Quando as crianças têm quatro anos elas dão um salto qualitativo…

Cuidando ou tomando cuidado? Como mediar situações de conflito entre crianças pequenas

Muitos comportamentos infantis, apesar de comuns a quase todas as culturas, recebem explicações pouco claras, por isso, as famílias mantêm certa insegurança e não sabem como agir quando estes comportamentos são manifestados. É normal que as crianças pequenas batam e mordam. À medida que seu cérebro se desenvolve e sua capacidade motora aumenta e as crianças, naturalmente, expressarão raiva e…

Eu já sou grande!

Só somos adultos porque em algum momento fomos crianças! Entretanto nem sempre olhamos para trás com a devida consideração a essa condição. O bebê um ser totalmente depende do adulto para sobreviver, única especie de mamífero que não sobrevive ao…

EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

A educação infantil deve formar através de um trabalho que possibilite as crianças,  a se tornarem aptas para viverem numa sociedade democrática e em constante mudança. Na escola diversificamos atividades, para o exercício de uma prática que colabore para a…

DIFERENÇA ENTRE FÓRMULA INFANTIL, COMPOSTO LÁCTEO E LEITE EM PÓ

Quando um bebê nasce criamos várias expectativas em relação a sua alimentação. Uma delas é o leite materno, que quando possível deve ser oferecido exclusivamente e em livre demanda até o sexto mês de vida. Porém, nem sempre a mãe…

Por que devemos ajudar as crianças a desenvolver limites?

Quando consultamos o dicionário, a palavra LIMITE é definida como “aquilo que determina os contornos de um domínio abstrato”. Definição é complexa, assim como a aplicação, afinal limite é aquilo que nossos filhos vão desenvolver ao longo da vida para…

Estresse Infantil

O que é? O stress é uma reação do organismo frente a situações muito difíceis, ou muito excitantes, que também pode ocorrer em crianças de qualquer idade. Ele pode se manifestar em crianças através de sintomas físicos ou psicológicos. Frequentemente…

Qual é o papel do Orientador Educacional?

Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão…

A importância do brincar no desenvolvimento infantil

Encerrando o nosso tema gerador “brincadeira é coisa séria”, levantamos a reflexão sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança. Diversos estudos concordam com a convicção de Piaget: “brincar é o trabalho da infância”. As crianças investem entre 3%…

3 anos, uma idade muito especial!

Aos 3 anos, a criança poderá formar um pouco da sua identidade. Isso porque, é uma fase na qual ela aceita a diversidade e começa a viver – e aceitar – a convivência numa sociedade multicultural. Por isso, aproveite o…

FORMAÇÃO DO HÁBITO ALIMENTAR – JUNHO

Uma alimentação variada e com alimentos de verdade deve fazer parte da rotina alimentar de qualquer um, ainda mais quando falamos das nossas crianças que se encontram em uma fase de formação de hábitos saudáveis ou não, e de um…

Do desenvolvimento de linguagem a alfabetização

Aprender a falar é uma das conquistas mais importantes e mais visíveis nos anos iniciais da criança. Novas ferramentas de linguagem significam novas oportunidades para a compreensão social, para aprender a respeito do mundo, para compartilhar experiências, prazeres e necessidades.…

Desenvolvimento Infantil – O que esperar dos 4 anos

O desenvolvimento infantil é um processo vivido pela criança desde seu nascimento até os seis anos de idade, que engloba aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Conforme as idades, o seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional e social permitem à…

Cuidando ou tomando cuidado? Como mediar situações de conflito entre crianças pequenas

Muitos comportamentos infantis, apesar de comuns a quase todas as culturas, recebem explicações pouco claras, por isso, as famílias mantêm certa insegurança e não sabem como agir quando estes comportamentos são manifestados. É normal que as crianças pequenas batam e…
Scroll Up