Blog

Aqui você encontra o melhor conteúdo dos especialistas da Mary Poppins!

E NA HORA DE ESCOLHER O IOGURTE? QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Com bífidus, sem bífidus, com ou sem lactose, probióticos, biológicos, veganos, gregos, com frutas, com aromas, desnatados, integrais, infantis, iogurtes sobremesa, sólidos ou líquidos? Confuso? Muitas opções? É muito importante as crianças consumirem alimentos ricos em cálcio. Esse mineral é muito importante para o desenvolvimento dos ossos e dentes saudáveis. Este alimento muito utilizado nos lanches tem seus benefícios, mas…

ESCUTA ATIVA PARA CRIANÇAS.

O método de criação de escuta ativa, não faz referência a uma novidade, já é aplicado a mais de meio século. Mediante a utilização do método é possível uma maior compreensão dos sentimentos da criança; descobrimos por que às vezes choram e brigam diante algumas situações. Saindo da fronteira da Pedagogia tradicional, que apresenta conteúdos dissociados da realidade e associando…

MEU FILHO É CELÍACO, E AGORA?

A intolerância ao glúten é uma reação imunológica do intestino aos alimentos provenientes do trigo, cevada e centeio. Ao ingerir estes alimentos sem saber que é intolerante, a criança pode apresentar os seguintes sintomas: Diarréia; Dores abdominais; Vômitos; Gases; Barriguinha inchada; Mudanças de humor; Deficiências nutricionais – devido aos sintomas acima poderá haver dificuldade de absorção de alguns nutrientes. Em…

A inclusão na Educação Infantil

Durante muito tempo, a educação especial configurou-se como um sistema paralelo de ensino dirigido ao atendimento direto dos portadores de necessidades especiais, agora ela se volta, prioritariamente, para dar suporte à escola regular no recebimento destes alunos. Justifica-se, portanto, o presente trabalho, pois buscará analisar as condições que as escolas de educação apresentam ou o que necessitam para o atendimento…

Eu já sou grande!

Só somos adultos porque em algum momento fomos crianças! Entretanto nem sempre olhamos para trás com a devida consideração a essa condição. O bebê um ser totalmente depende do adulto para sobreviver, única especie de mamífero que não sobrevive ao ser deixada a própria sorte. Esse ser tão logo nasce sequer consegue equilibrar o peso da própria cabeça e em…

EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

A educação infantil deve formar através de um trabalho que possibilite as crianças,  a se tornarem aptas para viverem numa sociedade democrática e em constante mudança. Na escola diversificamos atividades, para o exercício de uma prática que colabore para a construção de competências e habilidades demandadas para o desenvolvimento da autonomia. Nesta perspectiva, são trabalhadas iniciativas planejadas para o currículo,…

DIFERENÇA ENTRE FÓRMULA INFANTIL, COMPOSTO LÁCTEO E LEITE EM PÓ

Quando um bebê nasce criamos várias expectativas em relação a sua alimentação. Uma delas é o leite materno, que quando possível deve ser oferecido exclusivamente e em livre demanda até o sexto mês de vida. Porém, nem sempre a mãe consegue amamentar seu bebê, seja por motivos de saúde ou por opção. Neste momento vem uma dúvida: O que oferecer…

Por que devemos ajudar as crianças a desenvolver limites?

Quando consultamos o dicionário, a palavra LIMITE é definida como “aquilo que determina os contornos de um domínio abstrato”. Definição é complexa, assim como a aplicação, afinal limite é aquilo que nossos filhos vão desenvolver ao longo da vida para saber até onde eles podem ir, o que podem e que não podem fazer. E quem começa todo esse trabalho…

Estresse Infantil

O que é? O stress é uma reação do organismo frente a situações muito difíceis, ou muito excitantes, que também pode ocorrer em crianças de qualquer idade. Ele pode se manifestar em crianças através de sintomas físicos ou psicológicos. Frequentemente os pais não conseguem reconhecer que seu filho está estressado. Crianças que não conseguem saber claramente o que estão sentindo…

Qual é o papel do Orientador Educacional?

Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos. Ao lado do professor, esse profissional zela pelo processo de…

A importância do brincar no desenvolvimento infantil

Encerrando o nosso tema gerador “brincadeira é coisa séria”, levantamos a reflexão sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança. Diversos estudos concordam com a convicção de Piaget: “brincar é o trabalho da infância”. As crianças investem entre 3% a 20% do seu tempo e de sua energia em brincadeiras e, após um período em que foram privadas da…

3 anos, uma idade muito especial!

Aos 3 anos, a criança poderá formar um pouco da sua identidade. Isso porque, é uma fase na qual ela aceita a diversidade e começa a viver – e aceitar – a convivência numa sociedade multicultural. Por isso, aproveite o momento para trazer uma educação livre de preconceitos, ensinando seu filho a respeitar as diferenças. Acompanhe também o que seu…

E NA HORA DE ESCOLHER O IOGURTE? QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Com bífidus, sem bífidus, com ou sem lactose, probióticos, biológicos, veganos, gregos, com frutas, com aromas, desnatados, integrais, infantis, iogurtes sobremesa, sólidos ou líquidos? Confuso? Muitas opções? É muito importante as crianças consumirem alimentos ricos em cálcio. Esse mineral é…

ESCUTA ATIVA PARA CRIANÇAS.

O método de criação de escuta ativa, não faz referência a uma novidade, já é aplicado a mais de meio século. Mediante a utilização do método é possível uma maior compreensão dos sentimentos da criança; descobrimos por que às vezes…

MEU FILHO É CELÍACO, E AGORA?

A intolerância ao glúten é uma reação imunológica do intestino aos alimentos provenientes do trigo, cevada e centeio. Ao ingerir estes alimentos sem saber que é intolerante, a criança pode apresentar os seguintes sintomas: Diarréia; Dores abdominais; Vômitos; Gases; Barriguinha…

A inclusão na Educação Infantil

Durante muito tempo, a educação especial configurou-se como um sistema paralelo de ensino dirigido ao atendimento direto dos portadores de necessidades especiais, agora ela se volta, prioritariamente, para dar suporte à escola regular no recebimento destes alunos. Justifica-se, portanto, o…

Eu já sou grande!

Só somos adultos porque em algum momento fomos crianças! Entretanto nem sempre olhamos para trás com a devida consideração a essa condição. O bebê um ser totalmente depende do adulto para sobreviver, única especie de mamífero que não sobrevive ao…

EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

A educação infantil deve formar através de um trabalho que possibilite as crianças,  a se tornarem aptas para viverem numa sociedade democrática e em constante mudança. Na escola diversificamos atividades, para o exercício de uma prática que colabore para a…

DIFERENÇA ENTRE FÓRMULA INFANTIL, COMPOSTO LÁCTEO E LEITE EM PÓ

Quando um bebê nasce criamos várias expectativas em relação a sua alimentação. Uma delas é o leite materno, que quando possível deve ser oferecido exclusivamente e em livre demanda até o sexto mês de vida. Porém, nem sempre a mãe…

Por que devemos ajudar as crianças a desenvolver limites?

Quando consultamos o dicionário, a palavra LIMITE é definida como “aquilo que determina os contornos de um domínio abstrato”. Definição é complexa, assim como a aplicação, afinal limite é aquilo que nossos filhos vão desenvolver ao longo da vida para…

Estresse Infantil

O que é? O stress é uma reação do organismo frente a situações muito difíceis, ou muito excitantes, que também pode ocorrer em crianças de qualquer idade. Ele pode se manifestar em crianças através de sintomas físicos ou psicológicos. Frequentemente…

Qual é o papel do Orientador Educacional?

Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão…

A importância do brincar no desenvolvimento infantil

Encerrando o nosso tema gerador “brincadeira é coisa séria”, levantamos a reflexão sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança. Diversos estudos concordam com a convicção de Piaget: “brincar é o trabalho da infância”. As crianças investem entre 3%…

3 anos, uma idade muito especial!

Aos 3 anos, a criança poderá formar um pouco da sua identidade. Isso porque, é uma fase na qual ela aceita a diversidade e começa a viver – e aceitar – a convivência numa sociedade multicultural. Por isso, aproveite o…
Scroll Up