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Alimentação das Crianças nas Férias de Verão

Criançada de férias traz, inevitavelmente, alteração em algumas rotinas. Não há nada de errado em consumir alimentos como sorvete ou sanduíches. O importante é manter certo equilíbrio entre as ofertas, evitando os exageros. O que não dá é para substituir refeições principais por esse tipo de alimento.

Sanduíches com sucos de fruta naturais são excelentes opções para o lanche. O pão oferece a energia necessária para as programações e passeios; e o suco, além de favorecer a hidratação ainda fornece vitaminas e minerais responsáveis por reforçar o sistema imunológico e proteger das doenças. Variar o cardápio é necessário! Muitas crianças têm preferência por consumo de alimentos como macarrão, batata frita e outros. Pode acontecer de que por conta da sensação de liberdade que acompanha o período de férias, os pais se coloquem mais permissivos ao hábito de consumo repetido, em demasia, desses alimentos. Mas, vai o alerta: ofereça outros alimentos em substituição, assim para o próximo ano é possível até conseguir a incorporação de novos alimentos nas escolhas alimentares dos pequenos. Uma ideia é preparar pratos decorados: o colorido dos alimentos favorece a construção de várias figuras e na hora de consumir acabam aceitando uma refeição mais variada.

Vale lembrar que a alimentação das crianças deve ser saudável em todas as épocas do ano. Apesar de estarem de férias e as ofertas alimentares serem mais à base de guloseimas, é importante manter uma rotina alimentar e oferecer alimentos saudáveis nos momentos mais caseiros. Outra ideia é preparar receitas saborosas e saudáveis e promover um belo piquenique.

Favoreça atividade em que a criança possa gastar energia. A combinação de consumo de alimentos calóricos com sedentarismo não traz bons resultados. Nada de ficar o dia todo diante da TV ou videogame, consumindo guloseimas. Elas precisam “se mexer”. Porém, as atividades mais agitadas aliadas ao calor favorecem a transpiração e a perda de líquidos, por isso, é necessário beber bastante líquido, para repor o que perdemos através da transpiração.

 

 

 

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