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A importância do sono no desenvolvimento infantil

sono-marypoppinssono-marypoppins  O sono é um fator importante no desenvolvimento infantil. A qualidade de horas de sono depende da faixa etária da criança. Quando bebê, as horas de sono necessárias são maiores e vão diminuindo com o passar dos anos na primeira infância. Além da quantidade de horas, é preciso que a criança tenha um ambiente adequado, tranquilo, com pouca luz e tenha hora certa para dormir. Os pais devem entender que o sono é uma questão de hábito e devem ensinar com segurança e tranquilidade as rotinas adequadas, mostrando que a hora do descanso é importante. Quando a criança tem uma rotina estabelecida, sente-se segura e seu desenvolvimento psicológico é melhor.

A má qualidade do sono interfere na memória, na capacidade de aprender e no comportamento. A qualidade e a quantidade correta de sono é determinante para o bom desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental. Em crianças pequenas, a falta de sono pode estar relacionada a causas de saúde ou emocionais. além disso, o sono inadequado pode resultar em sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade, frustração e perda de apetite.

A criança de 3 anos precisa de 11 a 12 horas diárias de sono, incluindo uma soneca de aproximadamente 1 hora durante o dia. À noite, a criança precisa dormir aproximadamente 10 horas ininterruptas.

A criança de 4 anos precisa de cerca de 11 a 12 horas de sono por noite, sem interrupções. Nessa faixa etária, ocorre a redução das sestas diurnas, até que a criança não sinta mais necessidade delas.

A criança de 5 anos precisa de 11 a 12 horas de sono por noite, sem interrupções. Nessa faixa etária, ela já não tem necessidade de fazer sestas diurnas.

DICAS PARA UMA BOA NOITE DE SONO

  • Determine um horário regular para a criança ir para a cama todas as noites, estabelecendo uma rotina.
  • Uma excelente forma de relaxar a criança e prepará-la para dormir é fazê-la tomar um banho morno e/ou ler uma história quando ela já estiver na cama.
  • Não estimule a criança a fazer atividades agitadas perto da hora de dormir, pois isso pode mantê-la desperta. Ela pode brincar, mas possibilite brincadeiras mais tranquilas nesses horários.
  • Evite também refeições pesadas próximo à hora de dormir.
  • Verifique se a temperatura do quarto está agradável – nem muito quente nem muito fria.
  • Mantenha o quarto escurinho. Como algumas crianças têm medo do escuro, se necessário, utilize um abajur com luz fraca e, depois que a criança dormir profundamente, apague a luz.
  • Caso a criança acorde durante a madrugada, é importante que um dos pais acompanhe a criança de volta a sua cama e se necessário fique com ela até que adormeça novamente. Não deixe que a criança fique na cama dos pais, pois retirar esse hábito posteriormente dará muito mais trabalho.

 

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