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A Importância do Café da Manhã

O café da manhã, também chamado desjejum, é importante, porque como o próprio nome indica é o momento em que o organismo deixa seu estado de jejum ao receber a primeira alimentação, e, quanto mais saudável for o café da manhã, maiores serão os benefícios para atender às necessidades de nutrientes e melhorar o desempenho das atividades diárias. 

Um recente estudo realizado sobre os hábitos alimentares dos alunos de escolas de São Paulo mostrou que a maioria dos estudantes não toma café da manhã. Os principais indícios apontados pelos professores são a desatenção e a dificuldade de concentração durante as aulas. Nessa pesquisa os resultados apontaram outro dado alarmante: 80% dos professores já presenciaram mal-estar físico dos alunos no período da manhã, em situações que acreditam ter como causa a falta de alimentação. Os sintomas mais citados foram tontura, dor de cabeça, enjoo, palidez, fraqueza e desmaio. Mesmo crianças saudáveis e sem nenhuma deficiência nutricional grave podem apresentar os sintomas mencionados pelos professores se ficarem muitas horas sem se alimentar ou mesmo se a refeição não for adequada.

O consumo regular de um café da manhã balanceado melhora a capacidade de concentração e deixa as crianças mais dispostas para aprender. A falta de alimentação tem impacto na energia das crianças e pode prejudicar o aproveitamento das aulas. Após o período de jejum durante o sono, o corpo e o cérebro precisam de alimento para desempenhar suas funções de maneira mais intensa depois do repouso. Sem o café da manhã, ela terá menos disposição, ficará mais cansada e haverá queda no desempenho.

Infelizmente o número de alunos que iniciam as suas atividades escolares sem praticar o café da manhã é foi maioria na pesquisa, principalmente na faixa entre 11 e 14 anos. Por esse motivo é muito importante cultivar o hábito de praticar o café da manhã desde os primeiros anos, pois isso tende a facilitar uma postura saudável nas outras fases. Além disso, o café da manhã dá oportunidade de consumo de vários nutrientes essenciais, que dificilmente seriam compensados em outras refeições. É o caso do cálcio que tem melhor aproveitamento nas pequenas refeições. A variação do cardápio, além de contribuir para uma refeição mais equilibrada e nutritiva, permite que a criança tenha mais opções no futuro, quando tiver que fazer suas próprias escolhas. Muitas vezes, repetir sempre a mesma oferta de alimentos faz com que a criança recuse a refeição. 

É comum que algumas relatem enjoo ou falta de apetite ao acordar, portanto é importante observar se a criança não está fazendo a última refeição do dia anterior em horário muito tarde. Nos casos em que a criança apresente enjoo, os alimentos frios e líquidos são bem tolerados. Uma boa opção é oferecer uma vitamina que pode oferecer em uma única preparação todos os grupos de alimento, a fruta, o leite e a farinha. Um café da manhã equilibradodeve conter todos os grupos de alimentos: uma porção de carboidratos como cereais (pão, aveia, farinhas em geral), uma porção de leite ou derivados como fonte de proteína e cálcio e uma porção de fruta ou suco, que oferece minerais, vitaminas e fibras. O café da manhã com cereais matinais pode ser uma opção prática, saborosa e nutritiva. Sua combinação com frutas e leite, estimula o consumo de cálcio, vitaminas e minerais. Uma porção de 30g de cereais matinais combinados com 125 ml de leite fornece quase um terço da recomendação diária de cálcio e ferro.

No nosso cantinho das receitas segue uma deliciosa opção de suco, rico em vitaminas e minerais que pode ser servido com um saboroso queijo quente, para um café da manhã bem equilibrado.

CANTINHO DAS RECEITAS:
Suco de laranja, maçã e cenoura

INGREDIENTES
100ml de suco de laranja
¼ de maça com casca (previamente higienizadas)
¼ de cenoura média
Adoce somente se necessário, com o mínimo de açúcar tolerado pela criança.

MODO DE PREPARO
Bater todos os ingredientes. Coar e servir.

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